segunda-feira, 11 de maio de 2009

Aquecimento Dois Ponto Zero

Falta apenas 1 dia para a tão esperada Semana de comunicação! Com inscrições esgotadas, o evento promete grande público e profissionais consagrados do mercado. Para aquecer, confiram a entrevista exclusiva com Virgínio Sanches, Superintendente de Comunicação da Unimed Rio e Diretor do capítulo RJ da ABERJ (Associação Brasileira de Comunicação Corporativa) , um dos nossos convidados para a palestra sobre Marketing Viral.

Aguardamos vocês!



Entrevista com Virgínio Sanches.


Semana de Comunicação: De que forma o marketing viral pode ser utilizado pelas corporações e qual a sua experiência com o mesmo nas ações estratégicas de Comunicação da Unimed?

Virgínio Sanches: "Em primeiro lugar, a Unimed-Rio utiliza as ferramentas de internet de uma forma diferente daquela atribuída ao marketing viral. Procuramos utilizar meios como o SMS e o e-mail para disseminar informação sobre a cooperativa para os diversos públicos com os quais ela se relaciona, como os médicos cooperados, colaboradores e clientes. O conteúdo de nossas mensagens é jornalístico e direcionado para as demandas de informação mais comuns a cada um dos grupos. A utilização dessas ferramentas é extremamente positiva para as empresas. Há ganhos nos custos de produção, aumenta a possibilidade de customização do material para cada público-alvo e está alinhado com as preocupações atuais de uso racional dos insumos, como papel, por exemplo."

S.C: Como Diretor do Capitulo Rio de Janeiro da ABERJE, qual a sua opinião sobre a credibilidade e futuro do marketing viral?

Virgínio Sanches: "No caso da Unimed-Rio, decidimos privilegiar o conteúdo jornalístico para evitar as armadilhas que se escondem na disseminação de informação no ambiente web. A credibilidade de nossas ações na Internet está ligada ao respeito a esse critério. Procuramos limitar o envio de mensagens a momentos de extrema importância e quando permitidos pelo receptor - médico cooperado, colaborador ou cliente. Acredito que a coerência das políticas adotadas por cada organização vai ditar a credibilidade de suas ações ou não. "

S.C: A web 2.0 se caracteriza pela utilização da internet como uma plataforma para desenvolvimento de ferramentas cada vez mais ligadas as tecnologias de informação, redes sociais e interatividade. Quais são os pontos positivos e negativos dessa nova era digital? E de forma pode se utilizar o contexto em favor de novas ferramentas de negócios?
Virgínio Sanches: "A era digital traz muitas oportunidades de comunicação e relacionamento com a sociedade. Com criatividade e poucos recursos, é possível desenvolver meios de atingir públicos variados, ter uma resposta imediata da reação e eficiência da comunicação realizada e promover uma interação mais dinâmica entre empresa e sociedade. Os pontos controversos desse modelo estão justamente na grande interatividade entre empresa e públicos: é fundamental desenvolver mecanismos eficientes para acompanhar a velocidade da informação nas redes sociais e oferecer esclarecimentos e respostas adequadas a todos os pontos levantados pelos internautas, por exemplo. Criar esta estrutura é mais complexo do que parece, pois envolve, além de mão-de-obra, a criação ou uso de ferramentas específicas."

S.C: Qual a importância da discussão desses temas no ambiente acadêmico?

Virgínio Sanches: "É preciso trazer aos estudantes e futuros profissionais do setor as principais vivências do mercado de trabalho. Debater estes assuntos, assim como os assuntos ligados à Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Diversidade - temas também em voga no ambiente corporativo -, permite aos alunos de Comunicação conhecer um pouco mais sobre quais os caminhos que o mercado de trabalho está tomando e quais as competências profissionais que as empresas estão esperando dos novos profissionais. Dessa forma, os alunos podem se preparar melhor para ingressar no mercado de trabalho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário