quinta-feira, 14 de maio de 2009

Dois Ponto Zero chega ao último dia


Release de alto impacto, sites que despertam o interesse dos jornalistas e eventos por internet foram os assuntos apresentados por Rodrigo Azevedo, diretor do Comunique-se. Segundo Rodrigo, 75% dos releases enviados por assessorias são deletados. Por isso, é fundamental repensar como atrair a atenção dos jornalistas. Algumas dicas: bom título, que desperte o interesse; remetente (a assessoria ou o assessorado ajudam a "empurrar" o release); personalização (nada de cópia oculta para vários jornalistas ao mesmo tempo); follow up da assessoria - como valor agregado, vídeo ou foto em alta resolução.
Outro assunto abordado: sites que despertem o interesse dos jornalistas, como sala de imprensa virtuais onde o jornalista pode pesquisar conteúdo gerado pela própria empresa. Para ser uma ferramenta eficaz de comunicação com o jornalista, é importante: informação encontrada com um único acesso, site atualizado com frequencia; arquivo de notícias; imagens em alta resolução, links úteis e contato fácil.
O último item foi eventos por internet, como coletivas de imprensa (que já tem a simpatia de 81% dos jornalistas consultados), reuniões, comunicação interna (a exemplo da Light que realizou reunião com três mil funcionários ao mesmo tempo, cada um assistindo no seu computador) e treinamento.
Vanessa Aguiar, diretora executiva do portal Nós da comunicação, e Camila Leite, gerente de planejamento e relacionamento do portal, falaram sobre a experiência de criar um portal com o objetivo de transformar informação em conhecimento, de convergir academia e mercado, teoria e prática. Para isso, o Nós conta com um conselho consultivo, formado por profissionais de diferentes áreas, como cineasta, relações públicas, jornalistas para pensar, de forma holística, a comunicação.
Como estratégias de relacionamento do portal, o Nós tem uma newsletter para quem se cadastra no site, promoções (a exemplo de promoções relâmpago no twitter), eventos presenciais e assinatura da Revista Comunicação 360º. Esta semana, o Nós comemora um ano (a Equipe Dois Ponto Zero parabeniza o portal e deseja vida longa!!!)
Daniel Deivisson, diretor da Agência Frog, foi o último palestrante do Dois Ponto Zero. Ele afirmou que a mídia de massa vai mudar não por causa da web, mas porque o consumidor está mudando. Daniel apresentou dados que mostram essa tendência e exemplificou como as mídias sociais já estão gerando retorno para as empresas, porque, na essência, é o boca-a-boca a estratégia de comunicação que mais gera credibilidade. Para monitorar o que circula nessas mídias, é fundamental usar uma ferramenta para rastrear o que se diz sobre as empresas, além de identificar se os comentários são negativos ou positivos. Daniel deixou bem claro que as mídias sociais exigem um outro comportamento das empresas: é fundamental ouvir o cliente, ou seja, as empresas têm de estar abertas a ouvir (até mesmo o FAQ precisa ser restruturado sob uma nova ótica: estar aberto a tirar dúvidas dos clientes, ou seja, é pensado a partir do cliente, das dúvidas do cliente, não do que a empresa acha que o cliente terá dúvida).
Uma das poucas empresas brasileiras filiadas ao WOMMA, sigla de World of Mouth Marketing Association (uma associação norte-americana de profissionais e empresas atuantes em Marketing Boca-a-Boca), a Frog segue um novo conceito de marketing e relacionamento, como não transmitir informações falsas, transparência na identificação dos usuários, respeito às regras de postagens de mensagens e comentários e controle da manipulação de propaganda ou programas de afiliação.
Como inserir um produto tradicional e transformá-lo em um sucesso de vendas utilizando as redes sociais? Esse foi um dos cases apresentados por Deivisson para exemplificar a potencial "contaminação" que ocorre nas redes sociais. Para inserir a Coquetel, da Ediouro, no mundo ponto zero, os grandes blogs viraram verbetes - isso resultou em mais de 30 blogs que se sentiram homenageados e, por conta própria, repercutiram a ação da Coquetel e atraiu cerca de 20 mil visitas para o blog da Coquetel (atualmente, há coquetel em iphone).

2 comentários:

  1. olá, galera da organização.
    Parabéns pelo evento!!!
    Vocês mataram a pau na escolha do assunto a ser tratado, o que explica o público presente.
    Agora que o evento acabou, creio que o site deixará de ser atualizado. Acho que vocês poderiam deixar aqui no site os vídeos produzidos na cobertura do evento, os links e apresetações dos palestrantes e o resultado da pesquisa de opinião que vocês passaram no último dia, assim como dia e local de entrega do certificado de participação.
    O que vocês acham?

    Bjs

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  2. A ideia é manter o site atualizado, sim, por algum tempo. Informaremos também o resultado da pesquisa e dia, horário e local para vocês pegarem os certificados. Quanto às apresentações e vídeos dos palestrantes, entramos em contato com os palestrantes para viabilizar isso.

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